AGP Pesquisas Estatísticas

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Tipos de Pesquisas

Politíca e Opinião Pública

A pesquisa eleitoral é feita em dois momentos do processo: na etapa de planejamento e definição de candidatos e na campanha eleitoral. Na prática, antes da corrida eleitoral, as pesquisas de opinião pública podem revelar a relação dos cidadãos com determinada localidade, apontando necessidades e sugestões, bem como rejeições a projetos, à administração atual ou a possíveis candidatos. Esse tipo de pesquisa ajuda não só os candidatos no planejamento das campanhas eleitorais, mas também nas decisões a serem tomadas pelos partidos. Nas pesquisas eleitorais e de opinião pública, utilizamos prioritariamente as metodologias face a face.

Contratar uma empresa de pesquisas pode auxiliar estrategicamente de várias formas. Saiba mais:

Pesquisa Política

A Pesquisa Política é o primeiro passo para o planejamento de uma campanha eleitoral. É a partir de seus resultados que os partidos podem entender as necessidades da população e estruturar plataformas de governo que atendam a esses anseios. Também é muito procurada por grandes empresas que precisam avaliar cenários para planejar investimentos.
Por meio da pesquisa com os eleitores é possível definir, entre outras coisas:

  • Os principais temas de interesse da população;

  • Os temas que devem ser evitados pelo candidato;

  • As razões de insatisfação com o atual governante/representante;

  • Pontos fortes/fracos do atual governo;

  • Quais programas de governo devem ser mantidos;

  • Qual é a imagem atual do candidato perante seus eleitores.

As pesquisas políticas realizadas pela AGP contribuem em todas as etapas do processo eleitoral, pois, a partir dos dados coletados, é possível entender o cenário político de determinada região e montar uma estratégia de campanha direcionada, que diminua a possibilidade de erros. No caso de interesses empresariais, analisar os cenários políticos é fundamental para estabelecer critérios de risco de investimento, tanto para empresas nacionais como internacionais.

Avaliação de Políticas Públicas

A Avaliação de Políticas Públicas é fundamental para entender a relação entre os cidadãos e seus governantes, e é essencial conhecer as expectativas da população para planejar e direcionar as decisões tomadas pelo governo. Essas pesquisas permitem medir o impacto que tais atitudes terão na sociedade e os resultados gerados por elas na avaliação do governante.
Com essa pesquisa, é possível:

  • Entender as necessidades da sociedade e planejar a forma de atuação do governo em situações futuras;

  • Conhecer as expectativas da população em relação ao governo;

  • Descobrir a melhor forma de abordar a população em relação a atitudes polêmicas do governo;

  • Avaliar a aceitação de medidas públicas por parte dos cidadãos;

  • Entender as razões de rejeição/aceitação em relação a medidas governamentais;

  • Conhecer o impacto que ações regionais causam em outras áreas;

  • Descobrir os pontos fracos do atual governo;

  • Verificar quais programas de governo devem ser mantidos;

  • Tomar conhecimento da imagem atual do candidato perante seus eleitores;

  • Saber quais pontos da personalidade do candidato devem ser destacados e quais devem ser amenizados.

Esse tipo de pesquisa pode ser realizado em bairros específicos, microrregiões ou em toda a cidade, de acordo com os resultados que desejam ser alcançados. Por isso, torna-se uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão em todas as esferas do poder público.

Pesquisa de Opinião

A Pesquisa de Opinião e Comportamento permite entender melhor a forma de pensar da população e sua participação em questões do cotidiano, como política, esportes, mídia, declarações de pessoas públicas, entre outras. O objetivo dessa análise é revelar um cenário da opinião pública sobre assuntos que dizem respeito a toda a sociedade e descobrir o impacto dessas questões no dia a dia da população.
Perguntas que podem ser respondidas com esse tipo de pesquisa são:

  • Os meios de comunicação preferidos da população em cada região;

  • A influência das diferentes mídias em cada segmento de público;

  • Os costumes e as mudanças de comportamento da população ao longo do tempo ou em diferentes faixas etárias;

  • A opinião dominante da população a respeito de assuntos polêmicos, programas de televisão, entrevistas ou reportagens;

  • O envolvimento e a participação da população em campanhas públicas, como doação de sangue, vacinação, respeito à faixa de pedestres, entre outras;

  • A opinião pública a respeito de novas leis, como a lei anti-fumo, proibição d uso de sacolas plásticas, lei seca, entre outras.

Uma Pesquisa de Opinião Pública, além de gerar um panorama do comportamento da população, fornece conteúdo relevante para a grande mídia, consultorias, jornalistas e veículos de imprensa.

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