Elasticidade de Preço – PSM (Price Sensitive Measurement)
Elasticidade de Preço – PSM (Price Sensitive Measurement)
O PSM é uma técnica de elasticidade de preços que visa avaliar a disposição que os consumidores tem de pagar por um produto ou serviço em função de suas características.
Qual a importância de realizar uma pesquisa de Elasticidade de Preço – PSM (Price Sensitive Measurement)?
A resposta para a pergunta é bem óbvia, o ideal é que seu produto tenha um preço que, em primeiro lugar, faça com que ele desperte o interesse do consumidor para compra-lo, segundo não fique encalhado nas prateleiras e terceiro, não “deixe dinheiro na mesa”, ou seja, se seu produto vendido por R$8,00 tivesse exatamente o mesmo potencial de vendas quando vendido por R$10,00, você está “deixando dinheiro na mesa”.
Diversos fatores impactam no preço que o consumidor está disposto a pagar por um produto, desde a marca, passando pela embalagem, conteúdo, opinião de outros consumidor, enfim, os fatores são incontáveis, por isso, não basta olhar o produto concorrente para definir seu preço, o ideal é mensurar junto aos consumidores, seja testando no ponto de venda, ou, de maneira mais inteligente, com uma pesquisa de mercado.
Como funciona o PSM?
O Price Sensitive Measurement avalia quatro pontos de preço de acordo com a opinião dos consumidores após apresentação de um produto ou serviço.
- É tão barato que eu desconfiaria.
- É um preço excelente, não perderia a oportunidade de comprar.
- É um pouco caro, mas ainda assim eu compraria.
- É caro demais, eu não compraria.
Uma vez aplicado o questionário os dados passam por um processamento estatístico para identificar a elasticidade do preço, indicando eventuais oportunidades de acordo com os objetivos do projeto (aumento do lucro, aumento de share, lançamento do produto, etc.).
O PSM é um poderoso aliado para o desenvolvimento de novos produtos, bem como para otimizar as vendas de acordo com a capacidade de produção.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar.
Veja outro post sobre técnicas de pesquisa:
Teste Domiciliar de Produtos (Home User Test)