Desk Research

Por que fazer uma Desk Research?

Autor: AGP Pesquisas
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A importância de fazer uma Desk Research para conhecer o seu negócio

Ao iniciar um novo atendimento, o primeiro passo é uma imersão no negócio de nossos clientes. Assim estudamos a dinâmica de seu mercado: concorrentes, players, PDVs, estratégia de marketing, percepção dos consumidores, entre outros. A melhor forma de obter essas informações é: Fazer uma Desk Research.

Apesar do nome moderno, a Desk Research sempre foi utilizada durante as Pesquisas de Mercado, para acelerar o conhecimento e imersão do negócio do cliente. Entretanto com a evolução tecnológica, ficou mais fácil obter informações de mercado: dados públicos, empresas de capital aberto, Reclame Aqui, entre outros.

Como funciona?

“Como o próprio nome diz, é uma pesquisa feita da sua mesa”, avalia Andressa Nicolatti, Gerente de Inteligência da AGP Pesquisas. Busca de informações sobre o mercado de interesse, notícias recentes, posicionamento em redes sociais, entre outros. “Consolidamos todas as informações relevantes e disponíveis publicamente, e transformamos em um relatório que traz um bom panorama sobre o assunto”, reforça Andressa.

“A ‘Desk’ ajuda bastante o desenvolvimento do projeto. Todavia o principal benefício no meu ponto de vista é que coloca todos os envolvidos no projeto, inclusive o próprio cliente, a par sobre o mercado e seus players”, diz Antonio Perina, Diretor Comercial da AGP Pesquisas.

 

A Desk Research é um tipo de pesquisa de mercado?

É sim! Existem contextos onde apenas uma Desk Research já traz as respostas que o cliente precisa. Entretanto recomenda-se a utilização de uma Desk pra estruturar uma abordagem com o consumidor. “Ouvir o consumidor é essencial nesse processo de compreensão do seu mercado”, diz Antonio.