Crescimento empresarial: confira algumas estratégias para sua empresa crescer
Quer traçar metas para obter o crescimento empresarial? Comece conhecendo o mercado!
Abrir uma empresa parece fácil para a maioria das pessoas, mas trabalhar em prol de um crescimento empresarial pode ser um grande desafio, já que, segundo o Sebrae, uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos. Para prosperar com uma nova empresa, existem algumas estratégias essenciais que devem ser seguidas antes, durante e depois da inauguração.
Uma dessas estratégias é a realização de uma pesquisa de mercado. Ela é fundamental para nortear o posicionamento da empresa, já que é o melhor caminho para obter as informações de que você precisa, como:
– Conhecimento do público-alvo
– Avaliações do ponto de venda
– Hábitos de consumo
– Teste de conceito de produto
– Pesquisa de avaliação de embalagens
– Pré-teste de comunicação
Investindo na pesquisa de mercado
A realização de uma pesquisa de mercado, além de direcionar a empresa com foco total na assertividade de informações, também pode ajudar a aumentar o engajamento e as vendas de um negócio em andamento. Um exemplo disso é a empresa Flores Online, que descobriu que seu principal público, mais de 45%, fazem pedidos por dispositivos móveis. Isso fez com que a marca convertesse seu negócio para o mobile, registrando um crescimento de 195% nas vendas de flores pelo celular, entre 2017 e o começo de 2019.
Investir em uma pesquisa de mercado, após anos de atuação, pode ajudar no crescimento empresarial, já que com ela é possível: analisar a concorrência, saber o posicionamento e o que os consumidores pensam da marca, entre outras estratégias que ajudam na hora de planejar uma campanha ou ação de marketing.
Matriz de Ansoff no crescimento empresarial
Além das pesquisas de mercado, muitas empresas apostam na Matriz de Ansoff para alcançar o crescimento empresarial. Proposta por Igor Ansoff, conhecido como o pai da gestão estratégica, a Matriz de Ansoff, ou Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento das unidades de uma organização.
Este processo leva em consideração:
– Estratégia de penetração de mercado: vendendo mais dos produtos que já tem no mercado em que atua
– Estratégia de desenvolvimento de produtos: criando produtos e continuando a vender no mesmo mercado
– Estratégia de desenvolvimento de mercado: levando seus produtos atuais para novos estados
– Estratégia de diversificação: levando novos produtos para novos mercados
Se você vai abrir um negócio agora, ou mesmo que já tenha algo estabelecido, recorrer à pesquisa de mercado, e seguir gradativamente os passos da Matriz de Ansoff, podem ajudar a sua empresa a crescer. Conte com a AGP Pesquisas para auxiliar no sucesso dos negócios!
Fonte: Setting